terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tema 1 - O processo de investigação


Objetivo: Este tema é dedicado a procurar identificar paradigmas e métodos de investigação em Educação, a definir as etapas do processo investigativo e a traçar as caraterísticas de um relatório de investigação.

Competências a desenvolver:


- Realizar pesquisas e analisar bibliografia sobre o processo de investigação;
- Analisar criticamente um relatório de investigação;
- Caraterizar vários métodos de investigação em educação;
- Refletir e debater sobre as etapas do processo de investigação;
- Argumentar de forma sustentada sobre diferentes métodos de
investigação.


Proposta de trabalho:


Esta Tema 1 decorrerá em quatro fases entre 17 de Outubro e 6 de Novembro:


Fase 1 - De 17 a 19 de Outubro.

- Discussão do Contrato de Aprendizagem (CA) e apresentação dos membros da comunidade.
- Leitura e visualização (individual) dos recursos de aprendizagem disponibilizados neste tópico e/ou indicados no CA. Veja com atenção os diapositivos intitulados O Processo de Investigação da Prof. Alda Pereira.
- Pesquisa (individual) de recursos de aprendizagem relacionados com o tema tratado.
- Análise e interpretação do conteúdo dos objectos de aprendizagem propostos.

Recursos de aprendizagem:
 
O Processo de Investigação - Prof.ª Alda Pereira
 
Modalidades de Pesquisa em Educação I - Universidade Virtual do Estado de São Paulo


 
Neste vídeo é abordado um conjunto de modalidades de pesquisa na Educação, a saber:

- Qualitativa: a mais comum na educação e permite ao investigador "desenhar" o seu percurso de pesquisa.
- Quantitativa: aproximação ao sujeito, há um tratamento de dados em bruto.
- Revisão bibliográfica: permite reunir ideias oriundas de diferentes fontes, é assim possível construir uma nova teoria ou uma nova forma de apresentação, há como que uma necessidade de "refazer o edifício".
- Documental: Segundo a Prof.ª Marilha Reis, esta modalidade de pesquisa tem como principal caraterística o fato de que a fonte dos dados, o campo onde se procederá à coleta de dados, é um documento (histórico, institucional, associativo, oficial, etc.).


Contribuição no Fórum - O Processo de Investigação - os fluxogramas:

Caro Professor e caros Colegas,

A problemática é a abordagem ou a perspetiva teórica que nos dispusemos adotar para tratarmos o problema formulado pela pergunta de partida. Deve responder objetivamente  à pergunta: "Como vou tratar este fenómeno?" Reside na charneira entre a rutura e a construção.
A questão deverá ser a formulação clara e simples do tema da investigação. A questão deve ser:

- Exequível;

- Clara;

- Significativa;

- Relevante;

- Ética.


Contribuição no Fórum - O Processo de Investigação - Paradigmas e Métodos:

Caro Professor e caros Colegas,
Tendo em conta os vários contributos elucidativos e descritivos já colocados neste debate, gostaria de aprofundar um método que certamente reflete a determinação do investigador e o seu envolvimento na questão que está a ser alvo da sua pesquisa. Contudo, o Professor faz um comentário ao documento da colega Natália que considero muito pertinente e cito "Este tipo de investigação muitas vezes é utilizado neste campo e precisa de ser muito bem percebido..."
Mas será isso benéfico para a investigação? Ora se o investigador é participante, este pode comprometer a investigação, na medida em que o distanciamento, condição essencial para assegurar a análise dos dados e da própria situação que é alvo da investigação, não está devidamente acautelado.
Desta forma considero que devemos expor as vantagens e as desvantagens da investigação-ação:
- Estimula a criação de um trabalho contínuo, onde os participantes são mais do que meros observadores. Além de pesquisarem, há um enfoque em determinados aspetos constantemente reajustados que irão possibilitar uma adequabilidade das práticas e uma melhoria da qualidade;
- Possibilita atenuar as diferenças entre a teoria e a prática;
- Contribui para simplificar a identificação das situações, problemas que estão a ser investigados, atendendo que são parte de um contexto que é familiar ao investigador;
- Ao permitir a co-responsabilização dos intervenientes em todo o processo, é um estímulo à motivação e por conseguinte à mobilização para o trabalho a ser desenvolvido;
- Na medida em que o investigador conhece o terreno, torna-se mais simples avaliar e superar os problemas;
- Convida à produção de reflexões que ajudam na resolução de problemas em situações concretas;
- Incentiva o aparecimento de métodos inovadores no processo ensino-aprendizagem;
- Enquadra-se à formação contínua dos docentes, pois permite-lhes desenvolverem competências de investigação, por conseguinte há um aumento dos conhecimentos e uma melhoria do desempenho.
Relativamente às desvantagens:
- A amostra da investigação é tendencialmente restrita e pouco representativa;
- Incide marcadamente na resolução de problemas práticos;
- Os seus objetivos são meramente situacionais e particulares;
- Não contempla o controlo de variáveis independentes.

Bibliografia:
BELL, J. (1997) Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gravida
SERRANO, G. P. (1994) Investigación cualitiva. Retos e interrogantes. I – Métodos. Madrid: Editorial La Muralla, S.A.




2ª Contribuição:

Caro Professor e caros Colegas,
As colegas Cátia e a Natália abordam um aspeto, na minha opinião, muito relevante, e que ajuda-nos a entender a metodologia de estudo de caso e análise de dados na dissertação da Ana Paula Alves. A estratégia desta investigadora ao utilizar o E-portfólio como elemento integrador da recolha de dados, mas também na possibilidade de utilização triangulada de diversos métodos de recolha de dados, abordada inicialmente pelo colega Miguel Coelho.
Segundo alguns especialistas Yin (2005) e Stake (2005), a questão da validade e da confiabilidade e credibilidade de um estudo de caso é resolvida, em grande parte, pela triangulação efetuada recorrendo a múltiplas fontes de evidência, convergindo para o mesmo estudo de realidade e por conseguinte para o aumento da credibilidade do estudo.
Em seguida e de acordo com Denzin (1978), Stake (2005), Gómez, Flores e Jiménez (1996), são identificadas quatro modalidades, a saber:
- Triangulação de dados;
- Triangulação do investigador;
- Triangulação teórica;
- Triangulação metodológica;
- Triangulação disciplinar.
Assim quando a Cátia e a Natália abordam os procedimentos metodológicos, lembrei-me do excelente exemplo que o Professor António colocou no espaço “Recursos de Aprendizagem” da autoria Ana Paula Alves, onde por força da diversidade de instrumentos e técnicas que foram coletadas no E-portefólio, como exemplo a aplicação de questionários conjuntamente com entrevistas, entre outras.


Fase 2 - De 20 a 23 de Outubro



- Análise (individual) da dissertação de Mestrado de Ana Paula Alves intitulada E-Portefólio: Um estudo de caso.


Caraterização de um estudo de caso em investigação:

Sendo um método particularmente indicado para investigadores isolados, pois ao permitir que o investigador debruce-se no estudo de uma situação específica, em pouco tempo, os dados são recolhidos sistematicamente, a relação entre as várias variáveis é estudada, complementando com um estudo metodicamente planeado.
A grande vantagem deste método é permitir ao investigador concentrar o seu estudo numa situação específica, tentar e mesmo identificar os diversos processos inerativos em produção.
Tal como afirma Nisbet e Watt (1980, 5) “por vezes, apenas tomando em consideração um caso prático pode obter-se um ideia completa desta interacção”.
  
E-portefólio: Um estudo de caso de Ana Paula Alves:

Estamos perante uma dissertação que aborda a implementação de um programa de portefólios eletrónicos a uma turma do 9.º ano de escolaridade, tendo a Matemática sido a disciplina selecionada. Este estudo de caso decorreu no ano letivo 2006/2007, a plataforma LMS (Learning Management System) escolhida foi o Moodle.
Tal como a investigadora e autora do estudo descreve no resumo desta tese, o que pretende-se é analisar a viabilidade e adequabilidade da implementação de e-portefólios de Matemática, assentes no Moodle, às turmas do ensino básico.
Esta tese começa por uma introdução onde é contextualizado o novo modelo de educação, nomeadamente a importância do e.portefólio, a fazer notar a pertinência desta ferramenta na vida escolar dos alunos, refere também a plataforma como forma de suporte.
Na introdução deste trabalho académico, a autora procura contextualizar esta ferramenta, como um novo modelo educacional, nomeadamente, a sua relevância no percurso académico dos estudantes.
A autora faz referência ao método estudo de caso, onde aborda a relação entre o investigado e o investigador.   
Ao longo da sua exposição, a investigadora tem o cuidado de fazer uma revisão da literatura, onde destaca um problema em concreto, relacionado com as lacunas existentes nas práticas de ensino no nosso país, assim como a importância de valorizar as situações do trabalho na sala de aulas.
No âmbito das conclusões desta investigação, a autora procura ir ao encontro dos objetivos inicialmente apresentados, sem deixar de falar dos diversos obstáculos que foram surgindo ao longo deste trabalho, sem deixar de abordar trabalhos futuros. 

Referências:
Bell, Judith (1993), Doing Your Research Project: A Guide for First-Time Researchers in Education and Social Science. USA: Open University Press. 
Nisbet, J. D., e Watt, J. (1980), Case Study, Rediguide 26, University of Notttingham, School of Education. 
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7178

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