sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Validar a análise da entrevista da colega Natália Sarmento


Tendo por base a atividade 3, proposta pelo Prof. Doutor António Moreira, o docente responsável por esta unidade curricular propôs que cada colega fizesse a troca das entrevistas com o intuito de validar a análise realizada e verificar se há ou não concordância. Tendo por base as respostas com base no Guião de Entrevista e respetiva Análise de conteúdo – matriz. A minha escolha incidiu no trabalho realizado pela colega Natália, também ela pertence ao grupo E-Sophi@.

Analisando o perfil do entrevistado, em ambos os casos estamos perante um entrevistado do sexo feminino, cuja atividade é a docência, mas enquanto a minha entrevistada desenvolve a sua atividade no ensino superior, a da colega Natália é do ensino secundário.

Desde logo há uma diferença na categorização, tendo como base o bloco 1 – perfil do entrevistado pessoal e profissional. Considero que a minha colega atribui categorias que julgo serem mais coerentes com o “Perfil”, comparativamente às minhas. Embora sejam formas diferentes de analisar, parece-me um tanto exagerado atribuir a “Saudação”, “Agradecimento”, “Autorização”, “Objetivos da entrevista” e “Identificação” como categoria.

No bloco 2, fomos unânimes na atribuição da categoria, embora considere que eu tenha procurado decompor e por conseguinte criado um maior número de sub-categorias. Considero que este e os blocos subsequentes, as diversas classificações são resultado das respostas distintas por parte dos entrevistados e por conseguinte não considero que existam grandes diferenças na forma como os diferentes blocos foram decompostos.

Do ponto de vista de análise para fins de investigação educacional estamos perante duas docentes que não possuem formação em áreas científicas com cariz fortemente tecnológicas, embora ambas tenham noções e perpetivas distintas das redes sociais. Desta forma, julgo considerar que o obstáculo à sua utilização não seja necessariamente infoexclusão ou um desconhecimento técnico.

Julgo que estamos perante dois trabalhos interessantes, onde a colega Natália realizou um trabalho de análise muito interessante. Relativamente à minha parte, procurei ser o mais objetivo possível, não obstante ter aprofundado algumas categorias, isto dentro daquilo que considerei adequado a um trabalho de investigação. Tentei ao longo desta atividade ir ao encontro daquilo que o entrevistador e no nosso caso, também investigador devem possuir como boas práticas. Desde logo usar o Guião como instrumento de orientação, bem como uma postura a mais isenta possível.

Jorge Soares

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