quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Análise das Entrevistas

Debate final Tema 3:

Esta experiência foi enriquecedora, pois permitiu fazer alguma investigação no terreno, mas também experimentar questões muitas vezes não descritas na literatura especializada e que só acabam por ser experimentadas no contacto, neste caso, o humano.

Desde já a logística, a entrevista por muito bem preparada que seja, há sempre contratempos e no meu caso, nem foi muito complicado, pois tinha a facilidade de contactar o entrevistado, mas houve da minha parte a preocupação em enviar uma mensagem com o objetivo da entrevista e auscultando a sua disponibilidade.

Sabemos que a qualidade dos dados é determinante e considero que o resultado está intimamente relacionado sobre o método de levantamento utilizado.

Assim importa reter o seguinte, a qualidade dos dados refere-se à validade e à confiabilidade dos dados resultantes.

O Guião possui um papel preponderante, pois permite ao investigador nortear a sua entrevista , possibilitando o fornecimento de elementos que ajudam a responder às questões formuladas pelo investigador, mas que não sejam tendenciosas, pois corremos o risco de deturpar os resultados.

Eu, pessoalmente acredito que as redes sociais têm funcionalidades muito apelativas para o sucesso da aprendizagem, mas não fiz qualquer comentário, a minha posição era elucidar ou esclarecer.

Uma boa prática, após a entrevista, deve-se proceder à transcrição da gravação, a qual deverá ser posteriormente analisada, para efeitos de auxílio em futuras análises e conclusões. Algo que não correu tão bem e que poderia ter minado esta minha entrevista. No dia seguinte o meu telemóvel avariou (não ligava), este aspeto merece alguma reflexão, falhou aqui a redundância, eu felizmente, ainda no próprio dia, depois de ter chegado a casa descarreguei o ficheiro, mas deveria ter acautelado esta eventualidade.

Voltando um pouco atrás nesta minha análise e partilha de experiência, quando falo na validade dos dados, estes referem-se ao grau em que a avaliação reflete as características de interesse, o que eu pretendo dizer é, uma avaliação válida oferece uma leitura precisa daquilo que o investigador está a tentar avaliar. Por último, a confiabilidade que ao referir-se à consistência pela qual a avaliação produz os mesmos resultados com a mesma população ou populações comparáveis.

Quero eu dizer com isto e julgo que consegui reter, há outros fatores que afetam a qualidade dos dados, além do método de entrevista, seja o design do questionário, métodos de amostragem, a experiência e treino do entrevistador.

Sem comentários:

Enviar um comentário